Triângulo A-R-C
O TRIÂNGULO A-R-C é a pedra angular das associações vivas. Este triângulo é o denominador comum a todas as atividades da vida.
O primeiro vértice do triângulo chama-se AFINIDADE.
A definição básica de afinidade é: "A consideração de distância, quer seja boa ou má. " A função mais básica da afinidade completa seria a capacidade para ocupar o mesmo espaço que outra coisa ocupa.
A palavra afinidade é usada aqui para significar: "amor, gostar ou qualquer outra atitude emocional. " Em Scientology concebe-se que a afinidade tem muitas facetas. A afinidade é uma qualidade variável. A afinidade é usada aqui como uma palavra com o contexto de "grau de afeição ".
Sob a afinidade temos os vários tons emocionais, que vão desde o mais alto até o mais baixo,e estes são em parte:
Abaixo de Apatia, a afinidade prossegue para coisas sólidas tais como a matéria. Concebe-se que a afinidade seja composta primeiro de pensamento, depois de emoção que contém partículas de energia, e depois seja um sólido.
O segundo vértice do triângulo é REALIDADE.
Poderíamos definir a realidade como "aquilo que parece ser". A realidade é fundamentalmente acordo. Aquilo que concordamos ser real é real.
O terceiro vértice do triângulo é COMUNICAÇÃO.
Para a compreensão da composição das relações humanas neste universo, a comunicação tem mais importância do que os outros dois vértices do triângulo. A comunicação é o solvente para todas as coisas (ela dissolve todas as coisas).
A inter-relação do triângulo torna-se imediatamente aparente quando se pergunta: " Você já tentou alguma vez falar com um homem zangado?" Se não houver um elevado grau de afeição e se não houver alguma base de acordo, não há qualquer comunicação. Sem comunicação e alguma base de resposta emocional, não pode haver realidade. Sem alguma base para o acordo e comunicação, não pode haver afinidade. Por isso, nós chamamos estas três coisas de triângulo. A menos que tenhamos dois vértices de um triângulo, não pode existir um terceiro vértice. Quando desejamos qualquer vértice do triângulo, temos de incluir os outros dois.
Concebe-se que o triângulo seja muito espaçoso no nível de Serenidade e completamente condensado no nível da matéria. Assim, para representar uma escala para o seu uso,a pessoa desenharia um triângulo grande na parte elevada da escala e triângulos sucessivamente menores, até chegar a um ponto no fundo da escala.
Afinidade, Realidade e Comunicação são a base da Escala de Tom de Scientology que dá uma predição do comportamento humano.
Como foi mostrado anteriormente, o triângulo não é equilátero (com todos os lados iguais). A afinidade e a realidade são muito menos importantes do que a comunicação. Poderia ser dito que o triângulo começa com a comunicação que então produz afinidade e realidade.
A-R-C são COMPREENSÃO.
Se você quisesse continuar uma comunicação forte e hábil com alguém, teria de haver alguma base de acordo, teria de haver certo grau de afeição pela pessoa e então a comunicação poderia existir. Assim, podemos ver que simplesmente "falar" e "escrever "ao acaso, sem conhecimento disto, não seria necessariamente uma comunicação. A comunicação é essencialmente "algo que é enviado e que é recebido ". Tanto a intenção de enviar como a intenção de receber têm de estar presentes, até certo ponto, antes que uma verdadeira comunicação possa ocorrer. Portanto, poderia haver condições que parecem ser comunicações, mas que não são .
Original em Scientology ( tal como todos estes conceitos), o Triângulo A-R-C,uma vez compreendido, é uma ferramenta ou arma extremamente útil nas relações humanas. Por exemplo, entre as leis do Triângulo A-R-C,temos que uma comunicação, para ser recebida, tem de aproximar-se do nível de afinidade da pessoa a quem é dirigida. À medida que as pessoas descem pela Escala de Tom, torna-se cada vez mais difícil comunicar-se com elas e as coisas com as quais elas concordarão tornam-se cada vez mais sólidas. Assim, temos as conversas amigáveis no topo da escala e a guerra no fundo desta. Quando o nível de afinidade é ódio, o acordo é matéria sólida, e a comunicação...balas..
Livro:Scientology: Os Fundamentos do Pensamento * L. RON HUBBARD