MENTE ANALÍTICA E MENTE REATIVA
A MENTE ANALÍTICA combina percepções do ambiente imediato, do passado (através de imagens)e estimativas do futuro,para gerar conclusões que são baseadas nas realidades das situações. A mente analítica combina o Knowingness (conhecimento) potencial do thetan (espírito)com as condições do seu ambiente e leva-o a formar conclusões independentes. Poderia ser dito que esta mente consiste em imagens visuais, do passado ou do universo físico, monitoradas e dirigidas pelo Knowingness de um thetan.
A tônica dominante da mente analítica é a consciência - uma pessoa sabe o que está concluindo e o que está fazendo.
A MENTE REATIVA
A MENTE REATIVA é um mecanismo de estímulo-resposta. Construída de uma forma robusta e operativa em circunstâncias difíceis, a mente reativa nunca pára de operar. Imagens de uma ordem muito baixa são captadas do ambiente por esta mente, mesmo em alguns estados de inconsciência. A mente reativa atua abaixo do nível de consciência. Ela é a mente literal de estímulo-resposta. Ao receber um determinado estímulo, ela dá uma determinada resposta.
Muito embora seja uma ordem de "pensatividade ", a capacidade da mente reativa para tirar conclusões racionais é tão pobre que encontrarmos nessa mente reativa os vários impulsos aberrados que são vistos como peculiaridades da personalidade, excentricidade, neuroses e psicoses. Esta é a mente que armazena todas as coisas más que aconteceram a um indivíduo para mais tarde lançá-las de novo contra ele, em momentos de emergência ou perigo, de modo a determinar as suas ações de acordo com linhas que anteriormente foram consideradas "seguras". Como há pouca pensatividade envolvida nisto, muitas vezes os cursos de ação determinados pela mente reativa não são apenas inseguros, mas altamente perigosos.
A mente reativa é totalmente literal na sua "interpretação " de palavras e ações. Uma vez que esta capta imagens e recebe impressões durante momentos de inconsciência, uma frase dita quando um golpe é recebido será, provavelmente, interpretada literalmente pela mente reativa e no futuro irá tornar-se ativa sobre o corpo e a mente analítica.
O grau mais leve disto seria o treinamento árduo, em que um padrão é colocado na mente para uso posterior sob certos estímulos.
Um nível mais rude e menos funcional é a condição de transe hipnótico a que a mente é suscetível. Por esta se tornar impressionável pela atenção fixa, as palavras podem ser imediatamente implantadas na mente reativa, tornando-se operativas sob"restimulação" em ocasiões posteriores.
Um nível ainda mais baixo na mente reativa é aquele associado a golpes, drogas, doença, dor e outras condições de inconsciência. As frases proferidas perto de uma pessoa anestesiada podem ter um efeito posterior sobre essa pessoa. Não é necessariamente verdade que cada porção de uma operação seja meticulosamente " fotografada " pela mente reativa do paciente inconsciente. Mas é verdade que muitos destes estímulos são registrados. O silêncio absoluto perto de uma pessoa sob anestesia ou de uma pessoa inconsciente ou com dores intensas é obrigatório se quisermos preservar a saúde mental dessa pessoa ou paciente após o acontecimento.
Livro:Scientology: Os Fundamentos do Pensamento * L. RON HUBBARD
Mais Informações